Forças que atuam em um corpo no plano horizontal
No plano horizontal, temos várias forças que atual em um corpo, principalmente quando existe uma força para que arraste ou empurre esse corpo.
Temos o peso, a força normal, a força de arraste ou empurrar e a força de atrito. Na situação da figura acima a força é de arraste, pois estamos puxando o corpo para a direita.
Peso (P): O peso é sempre direcionado para baixo e o valor do peso do corpo depende da massa e da gravidade. P=m.g P=1kg x 1m/s2 = 1 Newton.
Força Normal (FN): No plano horizontal a força normal é sempre contrária ao peso e direcionada para cima do bloco. É considerada com o mesmo valor do peso. Se o peso tem 50 Newton, a força normal também terá 50 Newton.
Força: Se há necessidade de movimentar o corpo, iremos executar uma força e, o valor da força será calculada multiplicando a massa do corpo com a aceleração. F=m.a F=1kg x 1m/s2 = 1Newton.
Força de atrito: É uma força contrária ao peso. Pode ser calculada utilizando o valor da força normal e o coeficiente de atrito (C.A.). Os valores do coeficiente de atrito, dependem das superfícies de contato, isto é, a superfície do corpo com a superfície de apoio desse corpo.
Fat= (Coeficiente de atrito) x (força normal).
Se um corpo tem o valor do peso de 1 Newton, então a força normal no plano horizontal será também de um Newton. Considerando o valor do coeficiente de atrito entre as duas superfícies de 0,5, concluímos que a força de atrito será: Fat= 0,5 x 1 Newton = 0,5 Newton.
Nessa situação mostrada exemplificada acima, concluímos que o corpo movimentará, pois o valor da força é maior que o valor da força de atrito. F=1 Newton e a Fat=0,5 Newton.
Na situação abaixo, mostramos o sentido da forças que atuam em um corpo no plano horizontal, estando esse corpo em movimento.
Na situação, abaixo, poderemos considerar no cálculo da força, o valor da força peso, F=m.g
Na situação abaixo, mostramos o sentido da forças que atuam em um corpo no plano horizontal, estando esse corpo em movimento.
Na situação, abaixo, poderemos considerar no cálculo da força, o valor da força peso, F=m.g
Exercícios propostos:
1) Um bloco de concreto deverá ser arrastado e a sua massa é de 50 kg. Será que conseguiremos arrasta-lo se aplicar uma aceleração de 2 m/s2. O coeficiente de atrito entre o bloco e o piso é de 0,6. Considerar nesse cálculo o valor da gravidade (g) de 10m/s2.
2) Como poderemos fazer para diminuir o atrito entre o bloco de concreto e o piso em que o bloco esta localizado.
3) No exercício anterior, refazendo os cálculos, qual deverá ser o valor da aceleração para que o bloco de concreto seja movimentado.
4) Porque os pneus dos automóveis, quando ficam carecas (sem os sulcos na banda de rodagem), precisamos trocá-los para evitar um acidente nas estradas, principalmente nos dias de chuva?
5) Porque os carros de corrida de fórmula 1, utilizam os pneus lisos durante as corridas?
a) Para segurar o carro nas curvas.
b) Para alcançar uma maior velocidade.
c) Para o carro andar mais devagar.
d) O pneu liso é mais barato.
6) Durante uma chuva e em uma corrida de fórmula 1, porque os pneus são trocados de lisos para pneus com sulcos nas bandas de rodagem?
a) Maior aderência durante nas curvas.
b) Menor aderência nas curvas.
c) Não há necessidade, pois é somente diminuir a velocidade do carro de corrida.
d) Nenhuma das alternativas estão corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário